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esquemas de residencia que vai adotar para o seu filho 1
  • Divoorcio
  • Maio 17, 2024

É importante perceber que soluções têm sido encontradas para ultrapassar um problema que, agora, tem pela frente: como elaborar um acordo de regulação de responsabilidades parentais, na parte referente à residência dos menores.

 

Antes de mais, é preciso chegar a um acordo. Já lhe referimos, atrás, vários procedimentos para alcançar com mais facilidade o que pretende. O acordo é a parte difícil, porque, de seguida, basta redigir o que ficou estabelecido.

Eis algumas hipóteses. Veja a que se adapta melhor à sua situação:

Fins de semana: O progenitor não residente está com as crianças aos fins de semana, desde a sexta-feira, recolhe-os na escola, até ao domingo, depois de jantar, alternadamente.

  • Há uma desproporção considerável entre as noites com um progenitor e as com o outro
  • Dificulta os períodos de descanso do progenitor residente
  • Acrescentar um final do dia, com ou sem jantar, durante um dia fixo da semana pode introduzir algum distúrbio, devido ao curto período de tempo útil
  • Promove os contactos entre os progenitores (poderá ser positivo como negativo)

Fins de semana de 3 noites: O progenitor não residente está com as crianças aos fins de semana, desde a sexta-feira, recolhe-os na escola, até à segunda feira, entregando-os na escola, alternadamente.

  • O não residente cria uma rotina de contacto com a escola dos filhos
  • Não há contactos presenciais entre os progenitores (poderá ser positivo como negativo)
  • Diminui o número de entregas e recolhas, o que é positivo para os progenitores e para os menores
  • A relação com das crianças com o não progenitor torna-se mais estável
  • Os progenitores devem residir perto um do outro

Fins de semana + 1 noite por semana: O progenitor não residente está com as crianças aos fins de semana, desde a sexta feira, recolhe-os na escola, até ao domingo, depois de jantar, alternadamente. Ainda recolherá às quartas-feiras as crianças na escola, entregando-os no dia seguinte, de manhã.

  • As crianças contactam com frequência ambos os progenitores
  • O não residente tem contactos frequentes com a escola e participa nos esforços escolares dos filhos
  • Ambos os progenitores têm a possibilidade de descansar em fins de semana alternados
  • Promove os contactos entre os progenitores (poderá ser positivo como negativo)
  • Permite, à quarta-feira, uma transição natural da criança da escola para o progenitor não residente
  • Faculta algum contacto pelo progenitor não residente com as atividades extracurriculares dos menores e com as suas amizades.

Fins de semana de 3 noites + 1 noite por semana: O progenitor não residente está com as crianças aos fins de semana, desde a sexta-feira, recolhe-os na escola, e entrega-os novamente na escola, na segunda-feira seguinte, alternadamente. Ainda recolherá às quartas-feiras as crianças na escola, entregando-os no dia seguinte, de manhã.

  • As crianças contactam com frequência ambos os progenitores Maior envolvência do não residente com o ambiente escolar, assim com o esforço académico das crianças
  • Ambos os progenitores têm a possibilidade de descansar em fins de semana alternados
  • Não promove os contactos entre os progenitores (poderá ser positivo como negativo)
  • Permite uma transição natural da criança da escola para o progenitor não residente
  • Incrementa os contactos pelo progenitor não residente com as atividades extracurriculares dos menores e com as suas amizades.

Domingos a quintas-feiras: Um progenitor fica com as crianças de domingo a quinta e o outro de quinta a domingo.

  • Maior equilíbrio de noites dos progenitores com os menores
  • Apenas uma entrega/recolha dos miúdos por semana
  • Um progenitor fica mais envolvido na dinâmica escolar e o outro mais nos tempos livres, o que origina algum desequilíbrio na qualidade de tempo de um e do outro
  • Há contactos de ambos os progenitores entre si e ainda com o ambiente escolar
  • Incrementa os contactos pelo progenitor não residente com as atividades extracurriculares dos menores e com as suas amizades.

4 noites: Um progenitor fica de segunda à tarde a sexta de manhã (4 noites), e o outro fica de sexta à tarde a terça de manhã (4 noites), e assim sucessivamente.

  • Permite evitar que as crianças não vejam o outro progenitor durante muito tempo
  • Há contactos de ambos os progenitores entre si e ainda com o ambiente escolar
  • Incrementa os contactos pelo progenitor não residente com as atividades extracurriculares dos menores e com as suas amizades.
  • Como os dias de recolhas e de entregas se vão alterando semanalmente, pode suscitar dificuldades de aplicação
  • Os dias de entrega e recolha também ocorrem aos fins de semana (poderá ser positivo como negativo)

Divisão dos períodos semanais: Um progenitor recolhe na escola as crianças à quarta-feira e entrega-as na escola na quarta-feira seguinte.

  • Os períodos de tempo com os progenitores são idênticos
  • Faz com que os progenitores vejam os miúdos apenas de 7 em 7 dias
  • Não promove os contactos entre os progenitores (poderá ser positivo como negativo)
  • Permite uma transição natural da criança da escola para o progenitor com quem vai passar a semana
  • Incrementa os contactos por ambos os progenitores com as atividades extracurriculares dos menores e com as suas amizades.
  • Apenas uma mudança por semana

Estes esquemas são meras possibilidades para o ajudar a compor o seu plano de residência/visitas juntamente com o outro progenitor. O ideal é adaptá-los às necessidades de todos e à natureza dos seus filhos (e dos progenitores). Tudo depende dos horários de trabalho dos pais (são profissionais liberais ou têm de cumprir um horário rígido), da distância entre ambos, das condições que cada um tem na sua própria casa, das atividades extracurriculares dos miúdos, se têm apoio dos avós ou de terceiros, se as crianças preferem períodos curtos com os progenitores (pouco se preocupando que haja um maior número de mudanças).

Fale connosco para o ajudarmos a alcançar uma solução equilibrada e adequada aos interesses do seu filho.

Faz sentido separar os irmãos?

Deve separar os irmao

Por vezes, os progenitores têm tendência em separar os irmãos. É uma maneira simples de ultrapassar as dificuldades em estabelecer um acordo de responsabilidades parentais quanto ao tema da residência. No entanto, tem de considerar demoradamente as consequências a médio e a longo prazo que isso provoca. Aconselhe-se com um especialista na matéria, para perceber se essa será, devido às particularidades do seu caso, a melhor opção.

O tribunal tem muitas dificuldades em aceitar acordos em que os irmãos ficam separados. A única forma é justificar detalhadamente porque optaram os progenitores por tal solução. Se não fizer isso, o mais provável é o tribunal recusar o seu pedido, solicitando-lhe que altere, nesse ponto, o regime proposto.

Em abstrato, algumas situações são menos dramáticas do que outras. Por exemplo, se há uma grande diferença de idades (16 anos vs. 1 ano), se são apenas meios-irmãos, se um tem problemas com álcool ou drogas e é preferível tratá-lo isoladamente. No entanto, por regra, não será uma boa opção. A separação dos irmãos fará com que, na realidade, eles não se sintam e se manifestem como irmãos.

Peça orientação junto de um advogado. Por vezes, basta uma reunião para compreender que procedimentos deve adotar. Verá que tudo correrá muito melhor.

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