Especialistas em Divórcios

Abuso de criancas
  • marketing@candeias.pt
  • Junho 20, 2024

Em alguns casos irá confrontar-se com suspeitas de abuso psíquico e físico, nomeadamente, de cariz sexual, por parte do outro progenitor sobre os filhos de ambos.

 

Em caso de abuso das crianças, deve reagir de imediato, nomeadamente, acompanhando-os ao hospital, para ficarem registadas as sequelas resultantes desses abusos.

É natural que a sua primeira reação seja a de proteger as crianças, afastando-as do outro progenitor. Deve ter cuidado com a sua atuação. Consulte um advogado conhecedor deste tipo de processos, que lhe indicará o melhor caminho. É natural que ele lhe diga que tem de agir com extremo cuidado. Por um lado, não pode esconder os miúdos; por outro, deve agir junto das entidades competentes, nomeadamente, tribunais, para obter deles, rapidamente, uma decisão preliminar que impeça o outro progenitor de continuar a agir da forma como suspeita.

Tanto os assistentes sociais como os tribunais são particularmente resistentes a este tipo de queixas. Colocam em causa a veracidade e as conclusões das suas afirmações, nomeadamente quando não há registos de queixas semelhantes quando era casado. Isto porque relacionam a dor da separação — o divórcio — com este tipo de reação, pois consideram que pode ser uma estratégia processual para ganhar vantagem no processo de responsabilidades parentais ou outro, que esteja pendente e que surge em consequência dessa separação.

Por causa desse contexto, seja particularmente exigente com a prova que tem e que pretende apresentar. Não se esqueça também que as crianças, por vezes, apenas querem chamar a atenção dos adultos, manipulando-os. Um especialista conseguirá escrutinar se o que a criança diz é verdade. Peça-lhe ajuda.

ATENÇÃO: Quando questiona o seu filho faça-o de forma tranquila. Não o manipule. Não lhe induza as respostas. Isso poderá levá-lo a construir um cenário que, na realidade, pode não existir. Além disso, o seu filho será confrontado com um interrogatório por especialistas, num ambiente tranquilo e adequado à idade dele. Será para si muito prejudicial ver-se confrontado com outro tipo de discurso por parte da criança, que não sustenta minimamente aquilo que eram as suas suspeitas. Isso fragiliza o perante o outro progenitor e perante o tribunal.

Prev Post
O requerimento para a Conservatória
Next Post
O que é a pensão de alimentos?
Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner